Estão abertas as inscrições para os cursos técnicos EAD e Presencial pelo Senac.

Talvez você saiba que o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – disponibiliza diversos cursos. Mas você tem conhecimento que muitos deles são grátis? Veja como se inscrever para uma vaga do Programa SENAC Cursos Gratuitos!

O que é o PSG.

Firmado em 22 de julho de 2008 entre o Ministério da Educação, o Ministério do Trabalho, o Ministério da Fazenda, a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo – CNC e o Senac, e ratificado pelo Decreto nº 6.633, de 5 de novembro de 2008 , o Programa Senac de Gratuidade – PSG tem por objetivo garantir o acesso à educação profissional de qualidade para pessoas cuja renda familiar mensal per capita não ultrapasse dois salários mínimos.

Pelo acordo celebrado, o Senac investe, desde 2014, 66,67% de sua Receita Líquida de Contribuição nesse importante programa de educação inclusiva.

O ingresso nos cursos do PSG se dá por ordem de inscrição do candidato. Portanto acompanhe a divulgação dos cursos e programações do Senac de seu estado e conheça a oferta de vagas gratuitas em unidades mais próximas.

Para realizar a sua inscrição você deve estar atento a documentação necessária, segundo o curso escolhido.

No ato da inscrição, o interessado preencherá a “Ficha de Inscrição” com informações pessoais e será informado dos documentos necessários, data e local para efetivação da sua matrícula. Fique atento! A não apresentação de quaisquer dos documentos exigidos, importará no cancelamento da inscrição.

A inscrição direta do interessado não se aplica aos cursos de Aprendizagem Profissional Comercial, pois por determinação da legislação e normas vigentes, essa inscrição deve ser feita pelo empregador.

QUAIS OS REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO SENAC CURSOS GRATUITOS?

O PSG – Programa SENAC de Gratuidade é voltado para pessoas de famílias de baixa renda.

Mais precisamente você precisa somar a renda bruta de todos as pessoas na sua residência e dividir pelo número de pessoas que formam o grupo familiar.

Se o resultado for inferior a 2 salários mínimos federais, você já poderá realizar a a inscrição para concorrer a uma vaga.

Grupo familiar – corresponde ao próprio candidato e as pessoas que moram com ele, que usufruam da renda bruta familiar e tenham com o candidato algum grau de parentesco: pai, padastro, mãe, madastra, cônjuge, companheiro(a), filho(a), enteado(a), irmão(ã), ou avô(ó).

COMO FAÇO PARA CONSULTAR OS CURSOS GRÁTIS SENAC DISPONÍVEIS?

Para ficar por dentro de todas as oportunidades programa SENAC Cursos Gratuitos disponíveis:

Feito isto, procure pelo edital que esteja vigente. No momento da publicação deste artigo, o SENAC divulgou o edital 003 de 2019:

Vale lembrar que o endereço acima é para o Estado de Goiás, para consultar as vagas disponíveis para outras localidades, acesse o site do SENAC específico da sua região.

COMO SE INSCREVER PARA O PROGRAMA SENAC CURSOS GRATUITOS?

Para participar de uma das vagas disponíveis do SENAC Cursos Gratuitos, o candidato deverá comparecer pessoalmente a uma das unidades do SENAC, já que será necessário preencher uma ficha de inscrição.

Como não é possível realizar a inscrição através do site, o recomendado é acessar no edital a lista de cursos disponíveis e as unidades que estão disponíveis.

A oferta inicial de vaga é pequena, mas de acordo com a demanda, poderão ser disponibilizadas mais vagas para população.

Ao realizar o seu cadastro preenchendo a “Ficha de Inscrição”, você será informado dos documentos necessários para finalizar a sua matrícula, a unidade que irá ministrar o curso e também o cronograma para a entrega dos documentos.

Por exemplo: O SENAC Cursos Gratuitos em Goiás se encontram no 3º Edital e pode ser acessado diretamente aqui:

Mas fique atento, pois se o edital 004 for disponibilizado, as vagas ofertadas podem sofrer alteração.

O SENAC CURSOS GRATUITOS ESTÁ DISPONÍVEL EM QUAIS CIDADES?

Na verdade os PROGRAMA SENAC CURSOS GRATUITOS está disponível em todo o Brasil e faz parte do programa de gratuidade criado em 2008 para qualificação da população para o mercado de trabalho.

Basta acessar o site do SENAC do seu estado e procurar pelo PSG – Programa SENAC de Gratuidade.

Abaixo confira uma breve lista com os cursos técnicos SENAC 2020:

  • Técnico em Administração;
  • Técnico em Comércio;
  • Técnico em Comunicação Visual;
  • Técnico em Enfermagem – complementação técnica;
  • Técnico em Estética;
  • Técnico em Guia de Turismo;
  • Técnico em Hospedagem;
  • Técnico em Informática;
  • Técnico em informática para internet;
  • Técnico em Manutenção e Suporte em Informática;
  • Técnico em Massoterapia (turmas a partir de 2018);
  • Técnico em Meio Ambiente;
  • Técnico em Multimídia;
  • Técnico em Nutrição e Dietética;
  • Técnico em Orientação Comunitária;
  • Técnico em Podologia;
  • Técnico em Produção de Moda;
  • Técnico em Publicidade;
  • Técnico em Recursos Humanos;
  • Técnico em Segurança do Trabalho;
  • Técnico em Teatro.

 

  • Para se inscrever nos cursos Gratuitos ou pagos acesse o site no Senac na área EAD você verá todas as informações.Ou basta clicar aqui para entrar no site oficial do Senac diretamente!

Importante saber: Para ingressar nos cursos Gratuitos, o canditato tem que ser aprovado pelo programa PSG – Programa Senac de Gratuidade, caso não tenha os requisitos que competem ao programa os cursos serão pagos.

ENTRE NO GRUPO DISPONÍVEL EM SUA REGIÃO!

Deixe um comentário