Concurso Detran 2019: Previsões para todos os estados

Em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal há sedes dos Departamentos Nacionais de Trânsito (Detran). Eles constituem alguns dos órgãos cujo ingresso de servidores efetivos acontece por meio de concursos públicos.

Mais do que isso, eles estão entre os certames mais concorridos, pois, além da estabilidade da carreira, os funcionários contam com excelentes remunerações e benefícios. O último concurso realizado pelo Detran CE é uma das melhores formas de exemplificar a alta concorrência. A expectativa inicial era de 50 mil participantes. Contudo, foram registradas mais de 170 mil inscrições.

Mais do que isso, eles estão entre os certames mais concorridos, pois, além da estabilidade da carreira, os funcionários contam com excelentes remunerações e benefícios. O último concurso realizado pelo Detran CE é uma das melhores formas de exemplificar a alta concorrência. A expectativa inicial era de 50 mil participantes. Contudo, foram registradas mais de 170 mil inscrições.

Para driblar essa concorrência, os futuros candidatos devem investir em preparo antecipado, material de qualidade e, principalmente, na resolução de questões das provas anteriores. As seleções são variáveis entre os estados, mas, quase sempre os inscritos são avaliados por meio de provas objetivas, discursivas e análise de títulos, dependendo da vaga almejada.

As matérias da prova objetiva, geralmente, incluem Língua Portuguesa, Atualidades, Raciocínio Lógico, Educação para o Trânsito, Código Brasileiro de Trânsito, Resoluções do Contran e Regulamentação de Transportes Públicos de Passageiros.

A seguir, traçamos um panorama sobre o concurso Detran 2019 em todas as unidades federativas, incluindo aqueles que estão autorizados e previstos. Consulte a situação do seu estado e não perca a chance de ingressar em um das carreiras mais requisitadas pelos concurseiros de todo o Brasil.

Concursos autorizados

Detran ES – Recentemente o governo autorizou a abertura de novo concurso. O certame contará com 94 vagas, distribuídas entre as carreiras de assistente e analista de trânsito, que exigem escolaridade nos níveis médio e superior, respectivamente. Os vencimentos serão de até R$ 5.179,94. Os próximos passos são a constituição da comissão interna e escolha da banca organizadora.

Detran PA – Esperado desde 2017, o certame definiu a Fadesp como banca organizadora em abril de 2018. O quantitativo de vagas, bem como os cargos contemplados, ainda não foram anunciados. Contudo, são previstas vagas nos níveis médio e superior.

Detran RN – A portaria que nomeou os membros da comissão interna foi publicada no mês de setembro. Eles ficarão encarregados de acompanhar todos os trâmites do concurso, incluindo escolha da banca organizadora. Porém, nenhum prazo foi fixado para a publicação do edital.

Detran SP – Um dos concursos mais esperados pelos paulistas deve ter a organizadora divulgada em breve. Foram autorizadas 575 vagas, sendo 375 para oficial estadual de trânsito (nível médio) e 200 para agente estadual de trânsito (nível superior). Os vencimentos iniciais serão de até R$ 4.657,50. A expectativa é de que o edital seja publicado pouco tempo depois da escolha da banca.

Concursos previstos

Detran AL – As movimentações para abertura do novo concurso já começaram. Sem realizar contratações efetivas há quase 20 anos, o pedido de autorização para o próximo certame foi publicado em edição do Diário Oficial de junho de 2018. Informações sobre o quantitativo de vagas e os cargos contemplados ainda não foram divulgadas.

Detran AP – Para reduzir o número de funcionários que trabalham por contratos administrativos, o estado anunciou uma série de concursos públicos, incluindo novo certame para o Detran. A previsão é de que o regulamento seja liberado no decorrer de 2019.

Detran RR – Sem publicar editais de seleção há quase dez anos, a realização de um novo concurso dependia diretamente da aprovação do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração do órgão, o que aconteceu em 2017. Portanto, novidades devem ser anunciadas em breve. O próximo certame pode contar com mais de 280 vagas em todos os níveis de ensino.

 

Envie uma mensagem para nós em caso de duvidas...

Para visualizar os concursos ja finalizados acesse o link https://editalconcursosbrasil.com.br/blog/concurso-detran-2019/

Deixe um comentário